terça-feira, 3 de março de 2009

BALZAQUIANAS: BEM-VINDAS AOS 40 50 60 70...


Na minha opinião e justamente por causa dele, o nosso querido Balzac, a mulher de trinta retratada é a de 40 hoje. Pra me expressar melhor; somos ou seremos todas nós depois de 40! Obrigada Balzac! Obrigada por ter-nos aberto a porta!

Diz o Aurélio:Balzaquiana – 1. Mulher de 30 anos, ou mais ou menos essa idade. [F. subst. de balzaquiano; alusão ao romance A Mulher de Trinta Anos, de Balzac (v. balzaquiano)].

O que muita gente não sabe é o que está por trás do adjetivo que envolve a obra do escritor francês. Nela, Honoré deBalzac retrata os conflitos de Júlia d`Àiglemont, uma mulher mal casada, que tem consciência dos problemas que envolvem um matrimonio e que se vê esmagada pelos tabus da sociedade,principalmente quando se apaixona de verdade.Muitos já ouviram ou usaram o termo "balzaquiana" para designar um certo tipo de mulher. Mas nem tantos, realmente,chegaram a ler Ä Mulher de Trinta Anos", de Honoré deBalzac.

O escritor francês viveu na primeira metade do século XIX (1799-1850).
Balzac foi o primeiro a falar da incompatibilidade de casais e trazer à tona discussões sobre a idade feminina.
Foi ele quem considerou as de 30,mulheres no ápice de sua vida sexual, que conhecem como ninguém a arte de seduzir e encantar, e têm muitas histórias para contar.

E é este o ambiente que encontraremos em sua obra.Mais do que um simples romance, é também uma aula dehistória, onde desfilam os acontecimentos de uma França pós revolucionária, durante o governo de Napoleão Bonaparte.

O livro trata a fundo da questão do destino da mulher na sociedade e, em particular, dentro do casamento. "A Mulher de Trinta anos" contém estudos de psicologia feminina de extrema agudeza. Sua personagem principal, Júliad`Àiglemont, é o primeiro grande retrato da mulher mal casada, consciente da razão de seus sofrimentos e revoltada contra a instituição imperfeita do matrimonio.Constitui uma etapa na história da emancipação feminina.Revela-nos os sofrimentos da mulher incompreendida que não encontrou no casamento a realização de seus sonhos.

Balzac é um dos primeiros a focalizar o drama da incompatibilidade de casais. Prestou um serviço imenso às mulheres, ao duplicar para elas a idade do amor. Antes dele, todas as namoradas de romance tinha vinte anos. Ele prolongou até os trinta,quarenta anos, sua vida ativa, idade que considerava o ápice da vida amorosa da mulher.

Os relacionamentos mudaram muito de lá para a cá, mas nem tanto a ponto de desatualizar o romance. O retrato de Júlia ainda é o de muitas mulheres que passam pelo período: o da mulher que sofre um casamento infeliz ou (para sermos ainda mais atuais), a falta de um grande amor (muitas mulheres ainda criam estereótipos sobre o homem ideal), incertezas sobre o futuro amoroso, a diferença de tratamento em relação aos homens pela sociedade, etc.Mas hoje os conflitos das mulheres de 30 vão muito mais além. Além da vida amorosa, há o trabalho e a corrida contra o relógio biológico (leia-se: vontade de ter filhos sem ainda ter escolhido o pai e batalha para se manter bela).Isso sem falar nas cobranças, que são muitas e vêm de todos os lados (são pais cobrando netos, você mesma se cobrando a compra da casa própria e por aí vai).

E não há quem coloquena cabeça de uma mulher na crise dos 30 que ainda há muito tempo para se conquistar tudo o que foi planejado. Ninguém precisa concordar, claro, mas indiscutível é que a chegada dos 30 representa um marco na vida de muitas mulheres.

Agora a mulher está livre para amar a quem realmente demonstre merecedor de seu amor, está livre do estigma do peso, da idade e tudo isso se deve em parte a um nome, Honoré de Balzac.

Escrito no início do Século XIX, "A Mulher de Trinta Anos" aborda tema que continuam atuais até os dias de hoje, sentimentos que não se apagam com o tempo,presentes em todas as sociedades humanas, em todos os tempos, que garantem a universalidade de sua obra. Um grande clássico da literatura. Indispensável a todos os que querem se aprofundar na compreensão do "ser mulher"!

Um comentário:

  1. Amigaaaaa!!! Como vc é linda!!!! É esse cabelão??? Lindo!!!

    Chegarei aos 30 daqui a 4 anos e um mês.


    Beijão

    ResponderExcluir


Bem Vindos-2530