sábado, 19 de abril de 2014

MINHA PEDRA É AMETISTA




Sempre amei a cor roxa. É roxo mesmo, em seus matizes de azul profundo e vermelho profundo, cores e matizes que se mesclam em tantas, mas tantas, de inexplicáveis combinações do roxo ao lilás mais pro vermelho ou mais pro azul. É uma tonalidade que se mistura, que se mescla, que se modifica, mas é sempre a mesma em suas diferentes manifestações de tons. Então, eu amo a Ametista! É mais forte do que eu. Coincidentemente é a pedra do mês de fevereiro, que é o mês em que eu nasci, tem raízes mitológicas.






Quando digo que é mais forte do que eu; é lembrando de um acontecimento da minha época de menina. Meu pai levou eu e meus irmãos à Petrópolis estado do RJ, e lá fomos conhecer o Museu Imperial. Me lembro que a gente tinha que colocar sapatos especiais, aflanelados para não estragar o piso do museu. Cada qual de nós foi pra um lado. Parei na frente de uma vitrine enorme, que expunha as jóias de Coroa, a Coroa Real e o traje da coroação e também um enorme colar de ametistas retangulares escuras que Dom Pedro I deu de presente à sua amante a Marquesa de Santos. Eu nunca me esqueci desse colar e nem de suas enormes ametistas!Tão magnífico!


E curioso é que para mim não se passaram nem 5 minutos da visita ao museu, e meus irmãos correram me chamando que nosso pai já ia embora. E eu fiquei sem entender, porque já íamos embora, eu ainda não tinha visto nada; só aquela vitrine com o colar de ametistas. E aí perplexa fiquei sabendo que tinha ficado 2.30h parada em frente àquela vitrine sem sentir o tempo passar. Fiquei sem entender por muito tempo o mistério, até que um dia, anos depois eu já estava casada, um joalheiro espírita amigo meu em visita a minha meu me disse que em reencarnações passadas eu fui a Marquesa De Santos, assim de repente do nada, na minha cara. Aí eu me lembrei do episódio e contei pra ele.
Sei que até hoje o que cai bem pra mim é aquela música do João Bosco Bijuteria “Minha pedra é Ametista, minha cor o amarelo, mas sou...” E me falta reivindicar a posse de meu colar junto ao Museu Imperial. Afinal de contas ele é meu... rsrs

BijuteriasJoão Bosco
Composição: João Bosco

Em setembro
Se Venus me ajudar
Virá alguém
Eu sou de Virgem
E só de imaginar
Me dá vertigem
Minha pedra é ametista
Minha cor, o amarelo
Mas sou sincero
Necessito ir urgente ao dentista
Tenho alma de artista
E tremores nas mãos

Ao meu bem mostrarei
No coração.
Um sopro e uma ilusão
Eu sei
Na idade em que estou
Aparecem os tiques, as manias
Transparentes, transparentes
Feito bijuterias
Pelas vitrines
Da Sloper da alma.

A Ametista é uma variedade de quartzo e as suas tonalidades vão do lilás polido até ao roxo mais escuro, quase preto. A sua cor ideal é o roxo meio escuro com um brilho rosado, que lhe dá beleza e calor.



O nome, Ametista, vem do grego e provavelmente significa"não bebido"ou ainda "não ébrio" devido, provavelmente, à sua história na mitologia. A sua cor roxa foi sempre adorada pelos Gregos e Egípcios e, por isso, era frequente nos seus ornamentos.
Os Gregos acreditavam que o uso da Ametista impedia intoxicações, tornando-se numa das pedras mais desejadas. Diziam ainda que ela exercia um sóbrio efeito nos embriagados e nos que se tornavam exageradamente apaixonados.
A tradição diz que a Ametista evita a calvície e protege das traições e das fraudes, simbolizando a paz.
A Ametista previne vícios. É boa para insônia e enxaquecas. Significa transmutação, proteção e espiritualidade

LENDA DA AMETISTA:

Desde a Antigüidade, atribui-se à ametista poderes sobrenaturais, conferindo sorte, estabilidade e proteção contra feitiços.
Na Grécia, conta-se a lenda que a ametista era uma ninfa que amava o deus do vinho. Ao ser desprezada por ele machucou-se tornando-se uma pedra se opondo aos efeitos da bebida. A palavra ametyst significava "não bêbado", porque acreditava-se na capacidade de manter sóbrios os religiosos. Quando colocada no centro com outros cristais em sua volta consegue limpá-los.


Eu Tenho no Orkut uma comunidade chamada EU AMO A PEDRA AMETISTA
QUEM QUISER ENTRAR É SÓ ACESSAR A PÁGINA.
Para ver a página da comunidade 'EU AMO A PEDRA AMETISTA',visite:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36421380




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Bem Vindos-2530