sábado, 19 de abril de 2014

DESIDERATA X DESIDERATA



Na internet encontramos várias traduções das mais detalhadas às mais resumidas, mas com certeza uma mensagem atemporal seu significado e seu contexto transcendem o tempo e continuam sempre atuais. Vale à pena ler, entender e meditar! Coloquei duas versões que eu gosto uma mais resumida e outra mais longa.
Os desiderata constituem um tipo de categoria axiológica representando aquilo a que se dá um valor positivo, sem no entanto adquirir o caráter de imposição. Representam condições suficientes mas não necessárias para que se atribua valor positivo a algo. Na prática científica e epistemológica usualmente se torna necessário avaliar
procedimentos e resultados científicos. Em algumas abordagens epistemológicas, procura-se formular regras de avaliação fundamentadas em exigências rígidas, do tipo: "x é cientificamente aceitável se e somente y", que apresentam condições necessárias e suficientes para que algo receba um valor científico positivo. O uso do conceito de desideratum, mais fraco do que a idéia de uma demarcação entre ciência e não-ciência, permite uma análise mais flexível. A tese contém um estudo analítico do conceito de desideratum, sua relação com outros conceitos axiológicos e a estrutura geral de uma axiologia da ciência aplicando tais conceitos. Após o estudo analítico são examinados exemplos históricos, confrontando-se as abordagens metodológicas existentes com a
abordagem não proibitiva que faz uso de desiderata. Por fim, é proposto um sistema metodológico compatível com essa abordagem e são discutidas suas bases e conseqüências.

DESIDERATA:

No meio da precipitação urbana, lembre-se que a paz talvez se encontre no silêncio.
Faça um esforço honesto e continuado para se dar bem com todos.
Fale a verdade claramente, mas, com a brandura. E ouça os outros, mesmo os ignorantes e sem brilho: eles terão igualmente as suas histórias para contar.

Evite as pessoas agressivas, que falam alto, pois trazem constrangimento ao espírito.
Se você se comparar aos demais, poderá tornar-se vaidoso ou amargo, pois existirão sempre os que estão melhor ou pior que você na vida.

Saiba apreciar as suas realizações, seus planos.
Tome gosto pela sua carreira, por mais humilde que ela seja: é o único bem verdadeiramente seu. Trate seus negócios com muito cuidado, pois o mundo está cheio de espertos, mas não endureça seu coração, e saiba descobrir, o lado bom das
pessoas.
Ainda há idealistas nesse mundo e por toda parte encontramos
atos de heroísmo.
Seja você mesmo, sobretudo, não finja amizade; nem ponha cinismo no amor. Apesar de tudo que se diz por aí; o amor ainda é eterno.

Aceite com doçura o conselho dos anos e saiba renunciar aos hábitos próprios da juventude.
Mantenha o espírito galvanizado para aguentar as surpresas da vida, Mas não se aflija com imaginações. O medo nasce do cansaço e da solidão.
Acima de qualquer autodisciplina, seja generoso com você mesmo: afinal você é filho do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas, e tem todo o direito de estar aqui.
Embora isso não lhe pareça muito claro, o certo é que o velho universo está se desdobrando por sua causa.

Portanto esteja em paz com Deus ou com o que você chama de deus. E por mais agitadas e extenuantes que sejam suas atividades neste planeta, entre barulhentas confusões e aspirações da vida, procure conservar a paz de espírito.
Porque apesar de tudo que está acontecendo por aí afora.
Este mundo ainda é ótimo! E você só precisa ter cuidado e fazer seu esforço diário para ser feliz!


DESIDERATA:

Siga tranqüilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio.

Tanto quanto possível, sem humilhar-se viva em harmonia com todos os que o cercam.

Fale a sua verdade mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, eles também tem sua própria história.

Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso espírito.

Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você.

Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.

Viva intensamente o que já pode realizar, mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo.

Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre.

Muita gente luta por altos ideais, em toda parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo, principalmente não simule afeição nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude, alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado; mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

E a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil consigo mesmo.

Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber a terra e o universo, vão cumprindo o seu destino.

Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba e quaisquer que sejam os seus trabalhos e , da fatigante jornada pela vida, mantenha-se em paz com sua própria alma. Acima da falsidade, do desencanto e agruras, o mundo ainda é bonito. Seja prudente. FAÇA TUDO PARA SER FELIZ e partilhe com os outros a sua felicidade.

DESIDERATA - Do Latim Desideratu: Aquilo que se deseja, aspiração.
Este texto foi encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692.
Foi citado no livro "Mensagens do Sanctum Celestial", do Fr.Raymond Bernard.
O texto é de Max Ehrmannn e foi registrado pela primeira vez em 1927.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Bem Vindos-2530